Vespas… chega!

Sábado, dia de lavar o carro, fiquei sabedo que havia um “pequeno” vespeiro em minha casa, perto de uma janela.

1ª pergunta: “Como não vi isso antes?”

2ª pergunta: “Onde ela está?”

Só fui descobrir onde estava no dia seguinte. Era uma bola de quase 30cm de diâmetro instalada, bem escondida, há poucos metros da janela do meu quarto.

3ª pergunta: “Como tiro essa porcaria?”

Fiz um pequeno teste com veneno aerosol. Vi que elas morriam com facilidade. Mas era uma colônia enorme! Como tinha mais o que fazer, deixei para depois.

À noite fiz o que me recomendaram: liguei para os bombeiros.

- Boa noite. Estou com um baita vespeiro próximo à janela do meu quarto. Vocês podem remover isso?

- Não fazemos mais remoção de colméias ou vespeiros, exceto quando elas estão atacando as pessoas da casa (muito importante isso). Mas recomendamos que procure um apicultor. Aqui estão alguns telefones…

Mais um telefonema:

- Boa noite. O corpo de bombeiros passou o seu número. Gostaria de remover um vespeiro que se instalou em minha casa.

(depois de um pouco de conversa)

- Ah! o sr. mora muito longe, sabe como é, né? Mas é facinho (aqui começaram meus problemas de verdade). O sr. joga veneno daqueles tipo aerosol no vespeiro. Elas vão todas morrer. Depois é só remover o resto.

Que legal! Eu já tinha visto que o veneno funcionava. Gastei tudo o que eu tinha de veneno em cima da dita cuja.

Pensei: “agora é só remover”.

Bati com um rodo para ver se estavam mortas: nada. Bati de novo: nada. “É só arrancar mesmo!”. Forcei o rodo até que um pedaço se soltasse.

Você não tem idéia da quantidade de vespas que voou para cima de mim. Foi o tempo de eu voltar para o quarto (esquecendo a janela aberta) e sair dele pela porta (esquecendo a luz acesa). Para piorar ainda mais meu pesadelo, a porta do quarto está quebrada. Não fecha. Alguém tinha que ficar lá segurando a porta.

Mais um telefonema:

- Alô! É do corpo de bombeiros?… Liguei há pouco falando sobre um vespeiro em minha casa, lembra?… Você disse que só viriam se elas estivessem atacando os moradores da casa, né? Pois é, agora estão. Tem um monte de vespas dentro do meu quarto…

4ª pergunta: “Se era para os bombeiros virem de qualquer jeito, por que não vieram antes? Ainda mais sabendo que a ‘população’ não sabe lidar direito com isso até fazer besteira…”

Por causa de um incêndio (criminoso) perto de casa, eles demoraram cerca de 40 minutos para chegar. Tudo bem, não era nada grave ter 1000 vespas dentro do próprio quarto. Era só esperar mesmo.

Felizmente eles removeram o resto do vespeiro, mataram várias delas. Recomendaram que eu usasse veneno aerosol (de novo!) para eliminar aquelas que entrarem dentro de casa.

Que bom! O meu tinha acabado com a dica do apicultor. Onze horas da noite de domingo, onde vou comprar isso? Ainda mais com o carro cheio de vespas (sim, o vidro ficou aberto por causa de um probleminha elétrico). Acabei pedindo ajuda para um vizinho. Achei numa farmácia.

Duas horas depois já tinha conseguido tirar e limpar quase tudo.

Conclusão: não gostei de brincar disso.

Achei estranho o fato de os bombeiros não removerem antes a colméia, já que as pessoas em geral não sabem fazer esse tipo de serviço direito (não sem antes fazer alguma besteira) e não têm os equipamentos apropriados (um rodo?). Se eles teriam que vir de qualquer forma, acho que poderiam ter respondido já no primeiro chamado. Daria menos trabalho.

Algumas dicas:

ATENÇÃO!!! Estas são observações que fiz a partir do meu problema com vespas e podem não funcionar em outros casos. Use por sua própria conta e risco, sempre com o acompanhemento profissional.

  1. O vespeiro é formado por várias camadas. Não adianta nada fazer alguma coisa com a camada externa. Elas estão bem protegidas lá dentro;
  2. Vespas (pelo menos as que se instalaram lá em casa) ficam próximas à luz. Essa á uma boa maneira para atraí-las e depois despejar veneno;
  3. Também percebi que elas procuram superfícies brancas (carro, paredes, etc.);
  4. Uma dica que um dos bombeiros me deu foi a de fazer uma tocha com querosene e, aos poucos, ir queimando a colméia ou vespeiro. Se isso for feito à noite, elas acabam se dirigindo à chama (sem brincadeira, vi algumas suicidas fazendo isso). Mas deve ser feito com muito cuidado. Depois descobri que as vespas que resolveram me perturbar eram bobinhas. Dava para ficar no meio delas sem ser picado (não conte com isso… esse foi apenas o meu caso). Mas no caso de abelhas ou vespas mais bravas, isso pode ser difícil;
  5. Depois de eliminar a colônia, fique atendo. As remanecentes tendem a formar outra no mesmo lugar ou próximo. As minhas vizinhas estavam se aglomerando próximo ao local do antigo vespeiro. Acho que ainda vou ter trabalho. A prefeitura me orientou a usar óleo queimado e veneno (de novo!) no local e observar bem.
8 ideias sobre “Vespas… chega!

  1. Leandro

    Putz, estou com o mesmo problema. Tem uma baite de uma colméia de vespas em cima da janela do meu quarto, só que elas estão no telhado e minha casa é sobrado e nem tem como borrifar veneno. Vai ter que ser na base da chama mesmo……………..chama os bombeiros!!!. Se não vierem vai lá eu herói da casa. Já to até vendo. Fazer o que né?

    Resposta
  2. Veridiana

    Olá, ontem fui na casa da minha mãe e na janela do banheiro da minha irmã tinha um vespero, mas era gigante mesmo acho q 80 cm de diâmetro. encasquetei q queria tirar akilo de lá… Então fizemos assim. Primeiro fechamos a casa toda, qualquer fresta poderia ser perigo para nós…. Mei irmão colocou roupas de couro, capacete e luvas de couro e botas…. entrou no banheiro da minha irmã, com um rodo na mão, e acabou com todas elas!!!! abriu a janela rapido e empurrou com o rodo o verpeiro…. Depois fomos lá e comum saco de lixi dakeles pretos, grandes, ensacamos o vespeiro de uma só vez e jogamos fora!!!! Não é tão dificil assim, mas tem q tomar alguns cuidados!!!

    Resposta
  3. fatinha

    como fazer quando nao sabemos do ninho? nao posso comer nada no meu jardim sem ser incomodada por vespas, entao este ano é de mais. tenhoi uma cortina de fitas na entrada da porta e elas devagarinho consegue entrar e sair a vontade. obrigada pela dica

    Resposta
  4. linkhos Autor do post

    Acredito que o ideal seja procurar um apicultor em sua região. Desde esse meu episódio, aprendi que cada caso é um caso e cada espécie se comporta de uma maneira diferente. Sucesso…

    Resposta
  5. e

    Olha pessoal, as Abelhas e Vespas são protegidas por Lei, elas fazem um trabalho de polenizar as flores e dar continuídade as espécies sem elas o ser humano teria apenas 4 anos de vida pense nisso…

    Resposta
    1. linkhos Autor do post

      Entendo que são protegidas, e até admiro tanto as abelhas quanto vespas. Mas no caso de uma colmeia na janela do meu quarto me faz colocar a segurança minha e da minha família em primeiro lugar. Mas uma que esteja na natureza, ou mesmo que não esteja tão próximo assim, mesmo estando no meu terreno, não retiraria.

      Resposta
  6. Karina Konig

    Puxa vida! Isso acontecu comigo, um pouco diferente, notei quando era pequeno e liguei para os bombeiros, que nada resolveram, mandaram eu arrumar alguém para resolver, pois bem já faz mais de dois anos, e agora dia 23/12/12 fui picada às 10:49 da manhã, liguei para a guarda florestal e me mandaram ligar para o bombeiros de novo, eu o fiz, o Cabo Valter disse que o “exterminio” é ilegal e que terim que deslocal uma ambulância e um carro de combate à incendio à minha casa, assim seria isolado o local e eu removida ao PS, mas salientou que eu seria responsavel se alguma casa viesse a ter um incedio, pelo fato do carro dos bombeiros estarem isolando minha casa, de não salvar as vidas realmente em risco. Posso com isso, e detalhe desligou o telefone na minha cara, além de ter me recomendado contratar um apicultor para a remoção. Pergunto nossos impostos altos, não pagam por esse serviço, então porque tenho que ser punida em ter que pagar por um serviço particular se o público tem competência para isso?

    Resposta
  7. Mara Lucia

    Linkhos me perdoe mas rolei de rir imaginando a cena………descobri um vespeiro na área de casa e é claro como todos não sei lidar com isso….mas vou ter que tirar essas pragas daqui…..e peço a Deus que eu não passe pelo que vc passou…( até seria comico se não fosse quase trágico)…porque eu ia rir de mim mesma o resto da minha vida……obrigada vc me ajudou muito……..

    Resposta

Deixe um comentário

